PARA ALEGRAR O NOSSO DIA...

Que cada amanhecer do seu dia,
Nasça uma flor...
Que cada sorriso teu,
Seja as pétalas que torna
essa flor mais completa.
Que cada pensamento positivo,
Seja o caule que a sustenta ...
Que cada passo pra vitória ,
Seja a terra que a alimenta ...
Que cada gesto teu,
Seja o sol que fornece energia,
E que o brilho dos teus olhos,
Seja a beleza e a simplicidade desta flor...
Que me embriaga com seu perfume
E me encanta com seu carisma...
Esta flor que desabrocha em seus pensamentos
E me transforma em você...
Uma flor que vai permanecer intacta,
Às mais diferentes épocas,
Aos mais inesperados destinos...
Uma flor que nunca vou permitir morrer!!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Qual a forma correta de cortar uma picanha?

Image
As fibras da picanha "correm" na diagonal , portanto a forma correta é cortar sempre perpendicularmente a elas, ou seja, na diagonal oposta, para assegurar a maciez e textura desejadas. Saiba também que a parte mais macia e saborosa da picanha é a pontinha, pois a face oposta da peça é aquela que se confunde com o início do coxão duro, que não é tão macio quanto a picanha.
Quais cortes bovinos tem menos gordura e quais tem mais gordura?
Os cortes de carne magra, que não requerem remoção de gordura pelo consumidor são: patinho, músculo, miolo da paleta, peixinho, coxão mole.

Cortes que após a remoção da gordura visível (subcutânea e intermuscular) resultam em carne magra: contrafilé, acém, pescoço (vendido como lombo pelos açougueiros), lagarto, maminha, miolo de alcatra, fraldinha.

Cortes que apesar de terem gordura entremeada, ficam com menos de 10% de lipídios após a remoção da gordura externa: picanha e coxão duro.

Cortes com mais de 10% de lipídios, em gordura entremeada, impossível de remover-se fisicamente: peito, costela, cupim.

Qual a forma correta das embalagens para carnes refrigeradas e resfriadas e congeladas?
A melhor embalagem para carnes congeladas é a de saco plástico apropriado para alimentos, ou seja, de boa densidade. Deve retirar-se o ar depois de colocar os pedaços de carne em seu interior, com o auxílio de uma bomba própria, encontrada em grandes supermercados e lojas de embalagens ou artigos para festas.

Já as carnes resfriadas devem ser colocadas ou na gaveta reservada a elas, existente na maioria das geladeiras. Na falta desta gaveta, coloque-as em recipiente plástico retangular (tipo Tupperware) de tamanho proporcional ao volume da carne. O importante, tanto no congelamento quanto no resfriamento, é manter a carne com o mínimo possível de ar em volta dela, pois o que acelera o deterioramento dos alimentos é a oxidação (provocada pelo
oxigênio).

Qual a parte do boi é mais magra, para alguém que está com o colesterol altíssimo?
A elevação de triglicérides e colesterol circulantes é um indicador de que seus hábitos de vida precisam ser ajustados para que estes valores diminuam, e assim o Sr. fique protegido de consequências danosas para o seu sistema cardiovascular. Entre estes ajustes, a alimentação deve ser adaptada, e é provável que seja necessário reduzir o consumo de alimentos de origem animal, como o leite e os derivados (manteiga e queijo), carnes, aves e pescados. Isto não quer dizer, necessariamente, que estes alimentos devam ser eliminados de sua dieta.

Outras providências, como a redução da energia total da dieta, e a complementação com outros nutrientes e fibra, podem também ser necessários. Para avaliar adequadamente quais alimentos devem ser restringidos, e em que proporção, recomendamos consulta a um nutricionista, que de posse dos seus exames e por meio de avaliação nutricional, poderá fazer o diagnóstico e definir a conduta mais adequada.

Existe alguma maneira de diferenciar-se carne de boi da carne de vaca?

Diferenciar carne de bovino macho e fêmea só pode ser feito cientificamente com análise de cromatina sexual do DNA. Pode-se, no entanto, exigir que se identifique no rótulo, mas ninguém acredita porque nas embalagens só se vê carne de "macho". Por experiência, os açougueiros e muitos consumidores percebem a diferença pelo aspecto (espessura e peso, quantidade e cor da gordura que reveste o corte cárneo). Cortes delgados e leves em geral provêm de novilhas (fêmeas jovens), pesados e magros com gordura bege-claro provêm de macho não castrado; pesado e gordo vêm de novilho (macho jovem, castrado) ou boi (macho adulto, castrado). O problema nesse caso é que não há limites objetivos, trata-se de uma avaliação visual.

http://www.t-bone.org.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=29:notas-do-ague-t-bone&id=122:qual-a-forma-correta-de-cortar-uma-picanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário